PW ENTREVISTAS:Confira a entrevista com o presidente da Fanfarra Cultural Jerry Moreira.



culturalfanfarrashow | Escudo Mestre da Fanfarra Cultural
Pojuca World.

È como um enorme prazer que o blog Pojucano o Pojuca World, mas conhecido como Pw entrevista o Presidente da Fanfarra Cultural Jerry Moreira.

PW – Jerry fale um pouco de sua historia dentro da Fanfarra Cultura?

Jerry - Bom eu já estou em fanfarras desde 1994 quando aqui em Pojuca tinha uma Fanfarra chamada FANESP, mas que com o passar dos anos foi extinta pelo governante anterior por não dar apoio, sendo que em 1997 com a união de jovens que participavam também da antiga Fanfarra tivemos uma reunião com a então Prefeita Maria Luiz Laudano e daí foi criada uma lei municipal de nº 028/1997 que cria a Fanfarra Municipal Cultural de Pojuca e dá outras providencia. Eu sempre fui aluno da Fanfarra e procurava esta ajudando o seu desenvolvimento, em 2004 e me escolheram pra ser o Presidente e de lá pra cá só me afastei em 2007 pelo Prefeito Duda Leite por questão políticas.

PW – A Fanfarra de Pojuca é muito conhecida pela Bahia e digamos que até temida por outras, o que você acha de tudo isso?
Jerry – Sim com certeza é muito conhecida, mas temida só por algumas, pois hoje ela conseguiu chegar ao um grupo de elite de fanfarras onde as concorrentes também são de alto nível de competição se igualando o superando o nosso nível.


PW – No dia 29 de Julho, aniversario de Pojuca tradicionalmente a Fanfarra desfila pela cidade, porém esse ano não aconteceu esse desfile, o que realmente aconteceu?

Jerry – Todos realmente me perguntam por que isto aconteceu, mas os motivos foi que a Fanfarra se apresentaria na Inauguração da Quadra Coberta e daí a apresentação à noite como era de costume não aconteceria.

culturalfanfarrashow | Galera na Final de Coração de Maria
PW- Quantos títulos a Fanfarra de Pojuca tem e poderia falar detalhadamente de cada um?

Jerry – A Fanfarra Cultural hoje é Campeã Baiana invicta pela AFAB-Ba (Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia) e Pela LICBAMBA (Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia no ano de 2010 e tem vários títulos em fases classificatórias como:
Pentacampeã em Camaçari, Salinas das Margaridas.
Tetracampeã em Mata de São João
Tricampeã em Alagoinhas, Salvador.
Bicampeã em Santo Amaro
Campeã em Lauro de Freitas, Vilas de Abrantes, Gandú, Conceição de Jacuipe.
Baliza: Pentacampeã baiana
Mór: Tricampeão baiano
Pelotão Coreográfico Pentacampeão Baiano
Pelotão Cívico: Pentacampeão Baiano
Melhor figurino
Melhor Cartel e Estandarte


PW- Em 2010 ocorreu uma grande polêmica em torno da Fanfarra Cultura, pois um componente que é homossexual (‘’Eliomar’’) não poderia está em uma parte da Fanfarra que é destinada apenas para mulheres.
(Corrija se estivermos errados) A fanfarra foi prejudicada, como ficou essa situação?


Jerry – Vocês sabem que sempre houve preconceito contra os homossexuais, e quando eles acham que os mesmos estão se sobre saindo procuram uma maneira de derrubar o sucesso e a Fanfarra Cultural tem Eliomar como uma excelente baliza que deixou muitas outras a ver navios tirando os seus títulos, este episódio teve fim e não trouxe qualquer prejuízo para nós.

PW – Muitas pessoas estão perguntando por que a cultural está diminuindo de componentes?
Jerry – Todo ano nós passamos por mudanças e este ano não foi diferente, pois alguns alunos adquirem maior idade e precisam ajudar os seus pais na questão do orçamento doméstico e que por muitas vezes fica inviável participarem pelo tempo que não conseguem conciliar entre uma coisa e outra, mas há também a razão de muitas mães serem preconceituosa e não deixam seus filhos participarem por achar que a Fanfarra existe muito homossexual, e pessoas de má índole, é o que escuto muito e fico triste por saber disso. Mas digo que tudo isso é mal entendido, pois sempre fui de Fanfarra e nunca me deixei influenciar por nada, nos estudos nunca me deixei atrapalhar e as pessoas que acham estas coisas não sabem a importância desta atividade Cultural. Por muitas vezes conseguimos através do nosso trabalho com estes jovens, afastá-los da marginalidade e de vícios, pois quem deseja realmente participar da Fanfarra tem esta condição.


PW - Como é o apoio da prefeitura de Pojuca para fanfarra, vocês estão satisfeitos como é apoio?

culturalfanfarrashow | FANFARRA MUNICIPAL CULTURAL DE POJUCA
Jerry – A Prefeitura Municipal sempre deu o apoio necessário, em 2009 recebemos um investimento muito expressivo de R$ 70.000,00 (Setenta mil Reais em Instrumentos e Figurino) para que pudéssemos retornar às atividades e a competir, pois nos anos de 2007 e 2008 por falta deste apoio não conseguimos nem sair nas ruas da própria Cidade e caímos de categoria na AFAB-BA (Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia).

PW – Hoje são quantos componentes na Cultural.

Jerry – A Fanfarra Cultural está hoje com 110 componentes.

PW – Algumas mães não deixam seus filhos entrarem na fanfarra, pois, há um certo preconceito devido a grande parte ser homossexual. O que o senhor tem a falar a favor da fanfarra?

Jerry – Eu espero que elas consigam em algum momento enxergar que estas questões prejudicam mais do que ajudam e que só o tempo pra dizer o que é necessário para mudarmos as concepções a cerca de assuntos tão sensíveis como estes.

PW – Atualmente vocês estão competindo em qual cidade ou campeonato?

Jerry – Estamos mais uma vez competindo no Campeonato baiano pela AFAB-BA e no Torneio baiano da LICBAMBA.

PW – Infelizmente chegamos ao final dessa pequena entrevista, Declarações finais?

 Jerry - Eu gostaria que a população e principalmente aos pais que nos ajudem e façam parte de nossas vidas, e que o preconceito é uma coisa tão ruim que afasta até as pessoas que nós amamos de verdade, nos ajudem através deste trabalho que desenvolvemos a afastar estes jovens das drogas, esta sim é uma questão que temos que dar mais relevância, pois nossos jovens estão ai exposto a esta moléstia que só nos trazem tristeza e para quem perdeu ou até está com um caso de dependência em sua família sabe como é difícil. A melhor solução é a conversa e atreladas a elas devemos oferecer atividades culturais, artísticas e esportivas, como modo de ocupá-las a praticar tal vício.


Gostaria de agradecer desde já a PW pela oportunidade e dizer que estamos de portas abertas para o que precisar, pois esta entrevista terá um papel de levar ao público informações que acho que muitos não têm.
PW – Jully
@PojucaWorld




0 Resenhas:

Copyright © 2010-2016 | POJUCA WORLD |