Cultura Gay:17/05 Dia Internacional Contra a Homofobia.

Preta Gil: "Homofobia é crime", disse a cantora no Twitter nesta quinta-feira (17). No ano passado, a cantora foi duramente atacada pelo deputado federal Jair Bolsonaro por ter perguntado a ele o que achava do relacionamento inter-racial. O político diz que confundiu negro com gays e ofendeu não só a cantora como sua família. (Divulgação
Imagem  Divulgação.

O Dia Internacional Contra a Homofobia, comemorado nesta quinta-feira (17), é a data que em 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do seu catálogo de doenças. Experiências realizadas com gays como cobaias vivas feitas pelos institutos médicos e até pelo nazismo nos campos de concentração, deixaram de ter um "carácter científico" e se transformaram em crimes contra os direitos humanos.

Mesmo que a ideia de uma orientação sexual diferente da heterossexual seja vista ainda por alguns poucos como doença, o debate muda de eixo e hoje a maioria dos psicólogos e médicos acreditam que, se existe alguma doença, ela pertence ao homofóbico - aquele que tem ódio dos gays.
Em abril passado, um estudo publicado pelo Journal of Personality and Social Psychology foi revelado que grande parte das pessoas homofóbicas sentem - no fundo - atração por pessoas do mesmo sexo. Ou seja, o comportamento agressivo em relação aos gays seria uma forma de reprimir o desejo sentido.

Talvez isto explique o alto índice de ataques aos homossexuais que tornou no último ano nosso país como campeão mundial de homicídios contra gays, segundo dados do GGB (Grupo Gay da Bahia). Segundo a entidade, um gay é assassinado no Brasil a cada 36 horas por ser homossexual. O projeto que criminaliza a homofobia no país, a PLC122/2006, está emperrada no Senado Federal.
Se a violência homofóbica cresce em nosso país, também a resposta contra ela começa a surgir, e um destes lugares é o chamado meio artístico. Diversas personalidades assumidamente gays ou não já deram a cara a tapa e usaram suas imagens para mostrar e conscientizar as pessoas que o que vale mesmo é você ser feliz com quem quer que seja.
Um dos casos mais recentes aconteceu com o presidente norte-americano Barack Obama. Ele que tenta se reeleger no cargo, falou durante um dos seus discursos que é totalmente favorável aos casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em seguida, o rapper Jay-Z apoiou a postura do político e também defendeu a causa. 

"Sempre achei que isto era algo que estava impedindo o país [Estados Unidos] de avançar. O que as pessoas fazem nas suas casa só a eles lhes interessa. Escolha amar quem você quer", disse o marido de Beyoncé à CNN.
No Brasil, famosos como Preta GilMarina Lima e Jean Wyllys começaram o dia escrevendo nas redes sociais as hashtags #BrasilSemHomofobia #HomofobiaéCrime deixando o assunto, no começo do dia, em primeiro lugar nos trending topics do Twitter.

Com Informações do Site Virgula.
Copyright © 2010-2016 | POJUCA WORLD |